sábado, 11 de setembro de 2010

Pilates!

Olá a todos! Resolvi mudar o Blog!
Vamos falar de saúde, qualidade de vida e bem estar!

Começo este primeiro post falando sobre o Pilates! Me apaixonei pelos exercícios e a cada dia curto mais e mais dar aulas.

O alemão Joseph H. Pilates desenvolveu o método no começo do século XX. O pilates consiste em exercícios para melhorar a flexibilidade, consciência corporal, equilíbrio e força, sem hipertrofia muscular.

Pode ser praticado por pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico.

Você pode praticar o pilates em aparelhos especiais (com molas) ou no chão, conhecido como mat pilates. Acessórios como elástico, bola e peso também são utilizados.



Se você ja ouviu falar de pilates, certamente ja ouviu falar de CORE ou
POWERHOUSE.
Ele é o Centro de Força do nosso corpo. Alguns músculos desempenham função crucial para manter o centro de nosso corpo estável e flexível ao mesmo tempo.

O domínio deste centro tem como efeito uma cintura mais delgada, um abdômen mais definido e uma melhora considerável da fisiologia visceral (órgãos internos). Além de uma postura mais correta e forte.

Treine a contração destes músculos e fique com o corpo mais bonito pro verão!!

O principal: Respire e solte todo o ar, sentindo seu abd
ômen encolher ao máximo — como se o umbigo fosse colar nas costas — e as costelas fechando em direção ao centro. Sua barriga fica retinha, a cintura afina.

Veja alguns exercícios que você pode fazer em casa:

1)The hundred


Posição inicial: Deitada de costas, com a região lombar bem apoiada no chão, contraia o CORE. Eleve as pernas a 90°.

Eleve a cabeça (cuidado para não forçar o pescoço). A força deve ser feita no abdomem, tentando tirar as costas do chão, até chegar a base da escápula.

Eleve os braços do chão, deixe ao lado do corpo.

Estenda as pernas, pés em ponta. Inspire e expire, sempre contraindo ao máximo o abdomem, tentando levar o umbigo nas costas. Sustente a posição e inspire e expire por 10 vezes e conforme vai melhorando o condicionamento pode aumentar o tempo de permanência na posição. Faça 3 séries.

OPÇÃO: esse exercício pode ser realizado de duas maneiras: pernas flexionadas ou estendidas. Sugiro que iniciem com os joelhos flexionados.

2) Exercício para região do períneo

Algumas mulheres sofrem com o relaxamento da musculatura pélvica após a gravidez ou no período da menopausa, o que pode causar problemas como incontinência urinária, prolapso genital e até diminuição do prazer durante a relação.

Como qualquer músculo, os músculos dessa região podem e devem ser fortalecidos durante toda a vida da mulher.

Posição inicial: deitada de costas, joelhos flexionados. Coloque uma bola entre os joelhos e aperte.

Fique contraindo e conte até dez. lembre-se sempre de respirar normalmente, e sempre contraindo o CORE!

Você pode fazer esse exercício com o bumbum apoiado no chão ou como na foto, elevando o quadril. Lembre-se de sustentar a posição por 10 segundos e na medida que for melhorando o condicionamento pode aumentar o tempo. Faça 3 séries.

Lembre-se: se você sende dores nas costas ou sabe que tem algum problema na coluna é importante o acompanhamento de um profissional capacitado para realizar os exercícios.

Agora que você ja sabe um pouco sobre o pilates, que tal procurar um studio pertinho de você?!?

Beijo a todos!

Carpe Diem!!!


Um comentário:

  1. Adoroi........ ficou mto legal Monique !!

    Amei o background tbem !!!

    Beijos, Quel

    http://handmade-style.blogspot.com/

    ResponderExcluir